Debate sobre ética marca abertura de seminário promovido pela Câmara

“Ética nos dias de hoje” foi o tema da palestra de abertura do 1º Seminário “Desafios da Atualidade”, promovido pela Câmara Municipal. O evento, realizado na tarde dessa quarta-feira (17 de outubro), no Auditório da Escola do Legislativo, teve como palestrante convidado o professor Paulo César de Oliveira, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Em sua exposição, o professor apresentou o conceito de ética como a busca, com uso da inteligência, por soluções para problemas e conflitos do dia a dia. Essas soluções passam pela prática do diálogo respeitoso, que não precisa necessariamente resultar em acordo.

O palestrante falou também sobre distinções entre ética e moral. Neste sentido, o campo da ética é imutável, já que se relaciona com valores inerentes à natureza humana. Por outro lado, a moral abrange um sistema de costumes, tradições e condutas, sendo, portanto, passível de mudanças.

Por fim, Paulo César tratou a ética como uma ferramenta útil para reflexões e questionamentos sobre moral e justiça. Ao exercitarem essas análises, os seres humanos devem usar sua inteligência.

O seminário “Desafios da Atualidade” tem como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretendem estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.

A próxima palestra será realizada no dia 26 de outubro (sexta-feira), às 15h30, e discutirá o tema “Amor e ódio nas redes sociais”. A exposição ficará a cargo do professor Hélio Lemes, também da Unifal.