Parlamento Jovem debate "violência contra a mulher" com pesquisadores da Unifal

Em sua 3ª Sessão Ordinária, na noite dessa quarta-feira (23 de maio), o Parlamento Jovem de Três Corações se reuniu, mais uma vez, com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Os jovens parlamentares receberam a professora Juliana Guedes Martins; a mestra em gestão pública e sociedade, Jéssica de Martins Sampaio; e o estudante Cássio Mateus Firmiano. Os três fazem parte do projeto de extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania”.

Inicialmente, Jéssica Sampaio tratou da violência contra a mulher no meio virtual. Segundo dados apresentados por ela, 73% das mulheres no mundo já sofreram algum tipo de violência virtual. Isso ocorre, de acordo com a pesquisadora, em razão do persistente sentimento de dominação do homem sobre a mulher em espaços públicos.

Jéssica explicou ainda que a violência virtual contra mulheres é praticada de diversas maneiras, sendo as principais: divulgação de fotos e vídeos íntimos; perseguição online; assédio; fóruns de disseminação de práticas violentas; e reforço de estereótipos da mulher em jogos online. Por fim, ela mostrou avanços da legislação que estão ajudando a coibir essas situações de violência virtual.

Em seguida, a professora Juliana apresentou exemplos de iniciativas reconhecidas como eficientes no combate da violência contra mulheres. Ela esclareceu que a realidade precisa ser enfrentada de forma complexa e por meio do diálogo entre diferentes instituições: “Órgãos de saúde e educação, polícia, judiciário e Ministério Público devem agir de modo integrado não só para punir, mas também no sentido de prevenir essas violências”, disse Juliana.

A professora também reforçou a importância do combate de estereótipos que “coisificam” as mulheres, principalmente em publicidades veiculadas pela grande mídia.

Já o estudante Cássio Firmiano, em sua fala, abordou a questão da desigualdade de gêneros na administração pública. Com dados estatísticos, ele demonstrou a condição de desvantagem das mulheres em relação aos homens, sobretudo em cargos mais elevados.

Após a exposição dos pesquisadores, os jovens parlamentares debateram os conteúdos apresentados. A proposta é de que o grupo da Unifal participe de outras reuniões do projeto.

Em 2018, o Parlamento Jovem de Minas discute o tema “Violência Contra a Mulher”. Três Corações está responsável pela coordenação do Polo Sul de Minas 3, que conta ainda com as cidades de Varginha, Lavras, Alfenas, Três Pontas, Santana da Vargem e Nepomuceno.