Parlamento Jovem recebe grupo de pesquisadores da Unifal

Em sua 2ª Sessão Ordinária, na noite dessa quarta-feira (9 de maio), o Parlamento Jovem de Três Corações recebeu um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha. A reunião contou com a participação da professora Fernanda Onuma e dos estudantes Cássio Mateus Firmiano, Sarah Quintão e Layma de Melo Brito.


Inicialmente, a professora Fernanda tratou de estereótipos atribuídos às mulheres e que contribuem para práticas discriminatórias de gênero. Segundo ela, ao associar conceitos, como o de fragilidade, às mulheres, a sociedade impede que elas desenvolvam plenamente seus potenciais e ocupem determinadas posições, sobretudo no ambiente profissional.




Em segunda, Cássio Mateus falou particularmente sobre manifestações de violência e discriminação contra mulheres transexuais. O estudante de administração pública apresentou dados alarmantes que colocam o Brasil na condição de país onde mais se matam travestis e transexuais no mundo.




Já a advogada e mestranda em gestão pública, Sarah Quintão, abordou as diversas formas de violação de direitos das mulheres, sob a ótica do direito. Ela comentou ainda sobre leis criadas especialmente para coibir e punir práticas violentas cometidas contra mulheres.




Após a exposição dos pesquisadores, os jovens parlamentares debateram os conteúdos apresentados. A proposta é de que o grupo da Unifal participe de outras reuniões do projeto.




Em 2018, o Parlamento Jovem de Minas discute o tema “Violência Contra a Mulher”. Três Corações está responsável pela coordenação do Polo Sul de Minas 3, que conta ainda com as cidades de Varginha, Lavras, Alfenas, Três Pontas, Santana da Vargem e Nepomuceno.