Oficina Parlamento Jovem

Na última quarta-feira, 15/06, os jovens parlamentares participaram de mais uma oficina ministrada pela psicóloga Iracema Amorim de Carvalho. Desta vez, no Auditório "Jornalista Carlos Edyl Santiago Filho", da Escola do Legislativo, os alunos trocaram experiências relacionadas à saúde mental e compartilharam histórias sobre as próprias vivências. Desta forma eles puderam se conhecer melhor e estabelecer pontos comuns que podem ser melhor discutidos e sugerir propostas que impactem positivamente na vida dos jovens. 

Iracema é parceira do projeto deste o início e já participou de diversos encontros com os estudantes a fim de desenvolver o pensamento crítico deles com relação às políticas públicas voltadas à saúde mental. Além disso, as oficinas também suscitam discussões sobre questões que envolvem o tema entre os adolescentes e que podem auxiliá-los na confecção das propostas que devem ser apresentadas.

A convidada é psicóloga, especializada em clínica e saúde mental, e já trabalhou na administração municipal participando do processo de implantação do CAPS II e do CAPS IJ. Ela também já atuou junto às equipes dos Centros de Atenção Psicossocial e tem orientado os alunos com relação aos serviços públicos desenvolvidos na área para que eles possam entender o tema e discutir ideias.

Saúde Mental
Com as dinâmicas, os jovens parlamentares puderam conhecer de perto os serviços disponíveis na rede pública e tiveram a oportunidade de desenvolver um cartaz informativo sobre Saúde Mental, os CAPS e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O material, orientado pela psicóloga Iracema e pela equipe da Escola do Legislativo será impresso e afixado em diversos pontos na cidade, escolas e ônibus. A iniciativa visa divulgar o trabalho que é executado no município e também as ações que estão sendo desenvolvidas no Parlamento Jovem 2022.