Lançamento - PJ Minas 2022

A Câmara Municipal de Três Corações, através da Escola do Legislativo "Historiador Benefredo de Sousa", realizou na noite de ontem, 12/05, a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2022. Além do Presidente da Câmara Fabiano Jerônimo, do vice-presidente Wesley Dardaque, do secretário da mesa Carlos Eduardo Silva de Oliveira e dos vereadores José Maria de Lacerda, Juliana Prudêncio e Weverton Aguiar Expedito, participaram do evento autoridades civis e militares, representantes das escolas participantes e familiares dos adolescentes que vão integrar o grupo do PJ Minas.

Em seu discurso de boas vindas, o Presidente da Câmara, vereador Fabiano Jerônimo, destacou a importância dos jovens participarem cada vez mais ativamente da política e parabenizou os adolescentes por se mostrarem engajados no debate e no fortalecimento do ambiente democrático e da cidadania.

Neste ano, a temática abordada no projeto será: Saúde Mental do Jovem. Representando os estudantes, Yasmin Alves Torres Abdala Tauil, do Colégio União, ressaltou a participação dos jovens como forma de trazer mais pluralidade e abertura de horizontes políticos e, além disso, citou dados  sobre depressão e ansiedade em adolescentes no período da pandemia salientando a importância do tema deste ano.

A equipe da Escola do Legislativo vai contar ainda com a colaboração voluntária de duas monitoras que já viveram a experiência de jovens parlamentares. Sofia Branquinho, que participou do PJMinas 2016 e hoje é cientista política, e Milena Resende Braga que, além de ter feito parte do PJMinas 2017 e 2018, também já integrou a Câmara Mirim em 2013 e 2014 e, atualmente, é estudante de gestão pública e direito.

Ao longo do período os estudantes participam de oficinas e debates sobre o tema e formulam propostas que passam pela fase regional e estadual. Após votação dos representantes de cada polo, o projeto escolhido será apresentada à Assembleia como “Proposta de Iniciativa Popular”, podendo virar lei.

A íntegra da transmissão do lançamento do Parlamento Jovem 2022 está disponível no canal oficial da Câmara de Três Corações no Youtube ou pelo link direto youtu.be/UIP3OBEY0yw.