Educação legislativa

A Escola do Legislativo está realizando as últimas visitas às escolas do município para apresentar os projetos da Câmara Mirim e do Parlamento Jovem de 2022. O objetivo é estimular a participação de adolescentes através da educação legislativa e contribuir com a formação política e cidadã dos alunos.

Nesta etapa de implantação, a equipe se encontra com diretores ou coordenadores para estimular a participação dos alunos e efetivar as inscrições. Para mais informações sobre como integrar os projetos, entre em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3239 1505, de 12h às 18h.

Câmara Mirim

A Escola do Legislativo está mobilizando, junto às escolas, estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, para integrarem a Câmara Mirim. O projeto visa aproximar os adolescentes de 12 a 15 anos da política e simula a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em comissões da Câmara e no Plenário.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem (PJ Minas), promovido pela ALMG em parceria com as câmaras municipais, oferece aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação nos Poderes Legislativos municipal e estadual. Nos encontros, são realizadas oficinas de estudo, pesquisas, debates e elaboração de propostas que impactam positivamente na sociedade.

O tema que norteia as discussões deste ano será 'Saúde Mental do Jovem' e, para ampliar o debate, são propostos os seguintes subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

O PJ Minas se desenvolve em três etapas: municipal, regional e estadual.  Após o estudo do tema, os jovens parlamentares são incentivados a pensarem soluções às demandas apresentadas e, a partir daí, formularem propostas. Das propostas iniciais, é escolhida a que representará o Parlamento Jovem do município. Depois, seguirá para apreciação no Polo Regional e, em seguida, será a escolhida a que vai participar da fase final, em Belo Horizonte. Na capital mineira, será votada, pelos representantes de cada polo, a proposta que será apresentada à Assembleia como “Proposta de Iniciativa Popular”, levando os Deputados Estaduais à reflexão do tema e podendo chegar a se transformar em lei.

· Jovem, conheça as iniciativas da Escola do Legislativo, compartilhe suas ideias e participe!